sábado, 21 de agosto de 2010

Uma viagem aos sentidos " Jantar no escuro "

           
Fantástico! Poderia descrever essa experiência com vários adjetivos, mas acredito que nenhum conseguiria expressar verdadeiramente o que senti... Até porque acho que cada um pode encontrar sua própria definição para tal experiência... também dependerá do momento e da companhia...


JANTAR NO ESCURO - tive contato com as idealizadoras do projeto e inicialmente fiquei curiosa para participar de um dos jantares promovidos. Pois bem, reservas feitas e chegou o dia. Confesso que fiquei um pouco ansiosa em pensar que não veria nada, não saberia o que iria comer e, principalmente de como deveria me comportar... Poderia usar talheres? Se pudesse, conseguiria? E se eu me sujasse, derrubasse algo, enfim, todas as dúvidas que um adulto habituado a frequentar restaurantes, acredito, teria.

Não me senti muito confortável quando fui vendada, porém o desconforto inicial deu lugar a um sentimento de acolhimento no momento em que fui guiada até a mesa, e na sequencia, todos os detalhes para explicar aonde se encontravam talheres, taças, etc.

Até o tom de voz empregado por alguém próximo fazia com que a atmosfera acolhedora se instalasse... Começa o Jantar, a entrada. Nesse momento você não pensa mais no que vai comer, quer saber como irá comer... tentei usar talheres... No 2o. prato desisti enfim dos talheres, me rendi a comer com as mãos, delicioso! Agora as sensações mudam e você quer descobrir os sabores, o lugar onde está sentado, como é o ambiente.... A música é outro detalhe inesquecível, que às vezes dava a sensação de que estávamos somente eu e meu marido e tudo girava em torno de nós.

Imaginei-me algumas vezes em casa, quando criança esperando ansiosamente pelo jantar feito pela minha mãe, mas não podia entrar na cozinha...

Daí por diante o foco é em você, não existe dispersão, ruídos passam despercebidos, autoconhecimento puro... A sensação é de paz, de ter feito uma sessão de yoga, terapia... Parece louco? Também pensei, mas é muito mais do que a comida, é uma viagem!

Uma experiência sensorial única.

Mas, o que mais me surpreendeu foi o clima de romantismo, não pensei que pudesse ser tão romântico e pudesse criar um clima de proximidade surpreendente, além é claro de provar ingredientes que antes pudesse recusar simplesmente pelo olhar.

www.noescurogastronomia.com.br/

   

Nenhum comentário: