A experiência de viajar como parte de uma iniciativa única, pensada para um turista moderno, que se interessa por novos costumes, conhecimento, culturas, história ou simplesmente um momento para relaxar...
sábado, 21 de agosto de 2010
Uma viagem aos sentidos " Jantar no escuro "
Fantástico! Poderia descrever essa experiência com vários adjetivos, mas acredito que nenhum conseguiria expressar verdadeiramente o que senti... Até porque acho que cada um pode encontrar sua própria definição para tal experiência... também dependerá do momento e da companhia...
JANTAR NO ESCURO - tive contato com as idealizadoras do projeto e inicialmente fiquei curiosa para participar de um dos jantares promovidos. Pois bem, reservas feitas e chegou o dia. Confesso que fiquei um pouco ansiosa em pensar que não veria nada, não saberia o que iria comer e, principalmente de como deveria me comportar... Poderia usar talheres? Se pudesse, conseguiria? E se eu me sujasse, derrubasse algo, enfim, todas as dúvidas que um adulto habituado a frequentar restaurantes, acredito, teria.
Não me senti muito confortável quando fui vendada, porém o desconforto inicial deu lugar a um sentimento de acolhimento no momento em que fui guiada até a mesa, e na sequencia, todos os detalhes para explicar aonde se encontravam talheres, taças, etc.
Até o tom de voz empregado por alguém próximo fazia com que a atmosfera acolhedora se instalasse... Começa o Jantar, a entrada. Nesse momento você não pensa mais no que vai comer, quer saber como irá comer... tentei usar talheres... No 2o. prato desisti enfim dos talheres, me rendi a comer com as mãos, delicioso! Agora as sensações mudam e você quer descobrir os sabores, o lugar onde está sentado, como é o ambiente.... A música é outro detalhe inesquecível, que às vezes dava a sensação de que estávamos somente eu e meu marido e tudo girava em torno de nós.
Imaginei-me algumas vezes em casa, quando criança esperando ansiosamente pelo jantar feito pela minha mãe, mas não podia entrar na cozinha...
Daí por diante o foco é em você, não existe dispersão, ruídos passam despercebidos, autoconhecimento puro... A sensação é de paz, de ter feito uma sessão de yoga, terapia... Parece louco? Também pensei, mas é muito mais do que a comida, é uma viagem!
Uma experiência sensorial única.
Mas, o que mais me surpreendeu foi o clima de romantismo, não pensei que pudesse ser tão romântico e pudesse criar um clima de proximidade surpreendente, além é claro de provar ingredientes que antes pudesse recusar simplesmente pelo olhar.
www.noescurogastronomia.com.br/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário